segunda-feira, 28 de maio de 2018

AMÉRICO GAVA

Nasceu em Topaligo, província de Treviso, a 21 de dezembro de 1916. Chegou a Valsugana, município de Santa Teresa, com apenas dois anos de idade, acompanhando os pais que retornavam ao Espírito Santo, depois de passarem alguns anos na Itália. Casou-se em Valsugana, com Maria Zotelle, filha de imigrantes italianos, mas ali nascida. Dessa união teve quatro filhos: Maria Eleta, Dalto, Francisco Luiz e Dalva.
Maria Linhares com a boneca.
Autor: Américo Gava, Colatina.
Data: cerca de 1950. 
Dimensões: 15,5 x 12,2 cm.
Acervo: Norma Marrochi.
Reprografia; Jove Fagundes.
Nas suas itinerâncias pela zona rural de Colatina, interessou-se em registrar anomalias e curiosidades (como frutos raízes animais, xifópagos), algumas das quais permanecem até hoje expostas numa vitrina de seu estabelecimento.
Américo deu continuidade à atividade profissional do pai, Francisco Décimo Gava, mantendo o empreendimento com a denominação de Foto Gava, no mesmo endereço, trabalhando até recentemente. O seu oficio teve continuidade através do filho Dalto Gava (nascido em 1947), que aprendeu muito cedo a manipular as químicas, auxiliando o pai. Assumiu a incumbência de manter viva a atividade profissional do avô, a partir dos anos 80, quando se aposentou no ramo de comércio. O trabalho se restringe hoje, praticamente, a retratos coloridos para documentos e reportagens de casamento, em razão da banalização e massificação dos processos fotográficos. Mas, ao que tudo indica, a atividade profissional da família Gava terá continuidade com um bisneto de Francisco e filho de Dalto, e um sobrinho deste, de nome Sandro, que trabalham hoje como assistentes do pai e tio, no estúdio e no laboratório.
No passado, outros membros dessa família se estabeleceram como fotógrafos, entre os quais um primo de América Gava, que manteve um estabelecimento em Linhares.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES]: EDUFES, 2002.
Fonte: Depoimento à autora em 17 de fevereiro de 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário