O
presente trabalho é resultado da licença capacitação do Prof. André Malverdes
(DEPARQ-UFES), sob a orientação da Profa. Almerinda da Silva Lopes (PPGA-UFES),
no primeiro semestre de 2018. O Dicionário
Histórico Fotográfico Capixaba é uma compilação do livro Memória aprisionada: a visualidade fotográfica
capixaba, 1850/1950 (1), publicado pela ADUFES em 2004, onde a autora realiza um levantamento e
análise tanto da produção de fotógrafos nacionais e estrangeiros que atuaram no
Espírito Santo, em arquivos públicos e privados, como dos reclames publicados
na imprensa local pelos empreendimentos fotográficos.
Patrimônio fotográfico é, em nossa análise, a ideia geral de organização, guarda, preservação e possível divulgação de acervos fotográficos que compreendem também os objetos, incluindo materiais relacionados às indústrias fotográficas, tais como publicações, fotografias, cartazes, materiais publicitários, manuscritos e várias criações, entre as quais estão equipamentos técnicos e conceitos como a perpetuação de técnicas e ambientes caída em desuso associado à reprodução e apresentação desses meios. Incluímos ainda nesse entendimento acervos fotográficos pessoais, profissionais e institucionais e sua importância social, industrial, cultural, artística, histórico e/ou documental.
A organização desse dicionário parte da premissa que essas publicações servem para demonstrar como conceitos são percebidos e compreendidos pela comunidade profissional na qual são utilizados e pela comunidade em geral. Esse blog foi inspirado no desenvolvimento do trabalho de Boris Kossoy (2), e que também foi utilizado no trabalho, no qual elaboramos um dicionário histórico de fotógrafos no Espírito Santo (1850/1950). O trabalho reúne um conjunto de informações sistematizadas e que propicia elementos de identificação para o resgate multidisciplinar do passado de nosso patrimônio fotográfico. Passado este que aguarda por novas pesquisas e contribuições.
Esperamos
com a organização e divulgação desse trabalho contribuir para:
1. Diferentes
áreas das ciências humanas, na medida em que fornecerão indicações de autorias
e pistas de identificação das fotografias do passado de nosso patrimônio
fotográfico capixaba.
2. A
história da fotografia no Espírito Santo, na medida em que traz a luz seus
autores, equipamentos, técnicas, estilos e estética e retratam os diferentes
cenários da sociedade capixaba.
3. Demonstrar
a importância dos periódicos para o resgate da atividade fotográfica e para a
pesquisa histórica da imprensa e da propaganda no Espírito Santo.
Por
fim, promover a divulgação de nosso patrimônio visando uma maior sensibilização
das pessoas no que diz respeito aos arquivos, das instituições para o trabalho
de pesquisa e difusão, dos pesquisadores para a necessidade de pesquisa
interdisciplinar sobre o tema e das autoridades no que tange a urgência de providências
para a salvaguarda, organização e difusão de nosso patrimônio fotográfico. Ou
seja, um passado que aguarda por novas luzes e ações de salvaguarda.
Notas:
Notas:
(1) LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade
fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES]: EDUFES, 2002.
(2) KOSSOY,
Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da
fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.
Muito Interessante esse trabalho, é uma homenagem àqueles que ajudaram e ajudam a preservar nossa história e cultura.
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