segunda-feira, 28 de maio de 2018

AMÉLIA REIS VIANNA

Filha do fotógrafo Sebastião Reis e de Isaura Reis, nasceu em Castelo (Espírito Santo), a 7 de maio de 1919.
Aprendeu a fotografar e a processar as imagens com o próprio pai, quando tinha apenas 14 anos de idade. Juntamente com a irmã mais velha, Isaura, passou a auxiliá-lo nos trabalhos do estúdio que ele mantinha em Cachoeiro de Itapemirim. Com a mudança de Sebastião Reis para Magé, no estado do Rio de Janeiro, onde ele abriu um novo ateliê fotográfico, no final dos anos 30, Amélia deu continuidade à profissão paterna, instalando o próprio empreendimento, denominado Foto Brasil, localizado na Rua Coronel Francisco Braga n. 63. Tornou-se assim a primeira fotógrafa profissional de Cachoeiro de Itapemirim.
Além de retratos da elite cachoeirana, fotografava também casamentos, batizados, formaturas, crianças recebendo a primeira comunhão etc., atendendo também a clientes de toda a região. Esta propaganda do Foto Brasil dá mais informações sobre a especialidade de Amélia Vianna:
Uma foto com todos os recursos artísticos, prima pelo bom tratamento que dá às suas encomendas, procurando sempre satisfazer seus numerosos fregueses. Seus serviços são feitos com rapidez e com a maior perfeição. Aceitam-se encomendas de ampliações em todos os tipos. Atende-se a domicílio. (1)
Casou-se, em 30 de março de 1939, com Mário Ribeiro Vianna, falecido em 22 de fevereiro de 1953, com o qual teve dois filhos, Dario Humberto Vianna e Romário Reis Vianna. Exerceu a profissão de fotógrafa até 1974, quando se aposentou. Transferiu o Foto Brasil ao filho Romário, o qual exerceu a mesma atividade da mãe por cerca de 20 anos.
Nota: (1) Vida Capichaba, Vitória, 640, junho 1946.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES]: EDUFES, 2002.
Fonte: Depoimento escrito enviado à autora, por Romário Reis Vianna, filho da fotógrafa. Vida Capichaha, Vitória, 640, jun. 1946.


Um comentário: