domingo, 27 de maio de 2018

MATHIAS BLANK

Nasceu a 19 de março de 1915, na localidade denominada Suíça, em Santa Leopoldina.
Faleceu em 1972, em Biriricas, município de Viana. Filho de alemães, aprendeu a fotografar com Erwin Kerckhoff; de quem era parente. Como fotógrafo, atuou na localidade de Biriricas, município de Viana-ES, a partir dos anos 40. Carimbava as fotografias no verso:
Fotógrafo Mathias BIank - Biriricas-município de Viana.
Família de alemães, residente em Biriricas, Viana (não identificada).
Autor: Mathias Blank.
Data: cerca de 1947.
Dimensões: 8,5 x 11,3 cm.
Acervo: Waldemar Blank.
Viajava pelas fazendas de todo o interior, especialmente na região de Viana, Domingos Martins e Santa Leopoldina, para fazer retratos de imigrantes (alemães, holandeses, suiços, pomeranos, etc.), além de registrar cerimônias sociais, como casamentos, batizados, primeira comunhão e outros eventos. Preparava as químicas e os banhos, revelava os filmes, copiava e ampliava as imagens num laboratório improvisado num cômodo da própria casa. Atuou até o final dos anos 50.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fontes: Depoimentos de D. Guilhermina Kruger (conhecida como Lili), à autora, em Califórnia, santa Leopoldina, no dia 6 de fevereiro de 1999, e de Waldemar Blanck (filho do fotógrafo), em 1º de março de 1999.


Montagem fotográfica com duas famílias de Biriricas (não identificadas). Autor: Mathias Blank. Data: 1966.
Dimensões: 8x11 cm (cada parte). Acervo: Waldemar Blank. 




Um comentário: