domingo, 27 de maio de 2018

MAGID SAADE

Nasceu em Vitória, onde reside até hoje, a 13 de julho de 1920.
Profissionalmente, foi funcionário do Banco do Brasil, aposentando-se como chefe de sessão e professor do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo.
Dedicou-se também ao esporte, integrando a equipe de remadores do Clube de Regatas Saldanha da Gama.
Mas foi a fotografia que, a partir dos anos 40, ocupou cada vez mais espaço em sua vida, transformando-se no seu passatempo predileto, no objeto de pesquisa e prazer e na sua forma de expressão, reflexão e criação artística, daí ter optado pelo amadorismo e não pela produção de imagens como trabalho profissional.
Título: Nenúfares.
Autor: Magid Saade.
Data: década de 1960.
Dimensões: 17,7 x 23,4 cm.
Acervo: MAgid Saade.
Ainda criança, foi solicitado por familiares a fotografar um grupo de pessoas, surpreendendo-se e entusiasmando-se com os comentários dos mesmos de que a foto tinha qualidade e o fotógrafo, futuro Começou a ler e a procurara ampliação constante dos seus conhecimentos sobre a arte fotográfica. Adquiriu sua primeira câmara na juventude, ao mesmo tempo em que se aproximou, recebeu orientação e estímulo de outros experientes fotógrafos, profissionais, entre os quais Francisco Quintas Júnior e Ugo Musso, e amadores como Roberto Vianna Rodrigues e José de Almeida Rebouças. Admirava particularmente a produção e as pesquisas desenvolvidas pelos dois últimos, seja pela impecável e inimitável arte de compor, seja pelo profundo conhecimento dos problemas da óptica. Conheceu-os na loja de produtos fotográficos de Nestor Onelli, chamada Empório Capixaba. O gosto pela fotografia levou-o a fundar com outros entusiastas o Foto Clube do Espírito Santo, em 1946, sendo eleito seu primeiro secretário e do qual se tomou um dos membros mais atuantes. Foi instrutor dos cursos lá ministrados e o principal líder dessa entidade artística, elegendo-se seu presidente nos anos 50, cargo que continua a ocupar ainda hoje.          
Como sócio efetivo do Foto Clube, participou de todos os salões patrocinados pelo mesmo, bem como de outras grandes mostras nacionais e internacionais, sendo contemplado com diversos prêmios, entre eles o AFB - Artístico Fotográfico Brasileiro. Em 1946, recebe menção honrosa, com as obras Boneca Ovelhas do Senhor, no Primeiro Salão de Arte Fotográfica, patrocinado pelo Foto Clube do ES, e, em 1948, foi premiado na exposição do Foto Clube Brasileiro, realizada no Ministério da Educação, no Rio de Janeiro.(1) Teve também aceita a foto Mira, no Salão Internacional da Argentina. É um dos pouquíssimos brasileiros a ostentar o titulo da Excellence Federation Intemacionalle de l'Arte Photographique (EFIAP).(2) Nessa mesma década, colabora com a revista Vida Capichaba, sendo que algumas fotografias de sua autoria tomaram-se capas desse periódico, a exemplo de Trecho do Parque Moscoso, que ilustrou a capa da edição (675), de 30 de maio de 1948.
Em 1963, um de seus trabalhos é classificado em primeiro lugar no Salão Capixaba promovido pelo Foto Clube local e recebe menção honrosa no Salão Gaúcho, em Porto Alegre, e na Exposição Mundial de Arte Fotográfica, realizada em Niteró, Estado do Rio de Janeiro, entre outros. Além de membro da Comissão Artística do Fotoclube local, participou também da Comissão Artística da Confederação Brasileira de Fotoclubismo.
As suas fotos preferidas são as de figura humana, as paisagens campestres e as marinhas, elaboradas com uma câmara Contaflex e reveladas sem truques de laboratório. As imagens que produziu destacam-se pela justeza das composições, constuídas sem excessos ou desperdícios de formas, pela nitidez das imagens, graças a cuidados especiais na exposição e iluminação e aos inigualáveis efeitos e gradações de luz e sombra.
Notas: (1) A Gazeta, Vitória, 11 set. 1948, p.8.
(2) Revista Capichaba, Vitória, ano II, nº 14, abril de 1968, p.66-69.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fontes: A Gazeta, 1940-1970
Depoimentos à autora, em outubro de 1998 e fevereiro de 1999.
NASCIMENTO, Gese M. L. Fotoclube do Espírito Santo .Vitória, UFES, 1997).
Plínio Marchini, Vida Capichaba, 1947-1968.


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