Fotógrafo amador que atuava profissionalmente como engenheiro-construtor. A partir dos anos 20, foi colaborador de revista Vida Capichaba, com vistas, paisagens e retratos.
Em 1940, era agente do Fotoclube Brasileiro do Rio de Janeiro. Publica o seguinte anúncio na Vida Capichaba:
Concurso Photographico - Promovido pelo Photo Club Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro, será levada a efeito, na segunda quinzena de novembro próximo, a exposição do Primeiro. Salão Brasileiro de Photographias de 1940. Para esta competição fotográfica o Photo Club Brasileiro espera que amadores e profissionais de Vitória e de todo o nosso Estado, enviem as suas colaborações. Para maiores informações, os interessados deverão procurar o Sr. Fábio Tancredi, digno agente do Photo Club Brasileiro em Vitória e do qual é sócio correspondente. (1)
Na revista Vida Capichaba n. 506, de 30 de julho de 1940 publica matéria sobre o I Salão Brasileiro de Fotografia, promovido pelo Fotoclube Brasileiro do Rio de Janeiro, a realizar-se naquela cidade, em novembro daquele ano. Solicita e estimula a participação dos fotógrafos capixabas e informa que receberá as fotos dos interessados em concorrer. Tancredi era sócio-correspondente do Fotoclube Brasileiro, em Vitória. .
Suas fotografias denotam nítida influência da pintura paisagística, ao revelar preferência pelos amanheceres e entardeceres na baía de Vitória.
Nota: (1) Vida Capichaba, 506, 30 jul. 1940.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória
aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]:
EDUFES, 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário