domingo, 27 de maio de 2018

ROBERTO VIANNA RODRIGUEZ

Nasceu a 28 de dezembro de 1912, no Rio de Janeiro. Faleceu em Vitória, a 21 de agosto de 1991, vítima de ataque cardíaco. Passou a infância e a juventude na cidade natal. Ali também se formou engenheiro civil, na Escola Politécnica.
Depois de formado, começa a trabalhar no DNOS - Departamento Nacional de Obras e Saneamento, do Rio de Janeiro. Em 1944, é convidado para atuar no mesmo Departamento, no Espírito Santo, por um período de 6 meses. No entanto, apaixona-se pela cidade de Vitória e por uma capixaba. Casa-se então com Rizoleta de Figueiredo Rodriguez e transfere-se definitivamente para cá, ocupando aquela função profissional durante 38 anos. Dessa união tiveram dois filhos, Roberto e Maria Amélia Rodriguez.
Foi o responsável pelas obras de contenção de enchentes em Vilha Velha, entre outras. Foi também professor da Universidade Federal do Espírito Santo, ministrando a disciplina Mecânica dos Solos, no curso de Engenharia Civil.
Interessado pela arte fotográfica desde o tempo de estudante, em Vitória, aproximou-se dos membros do Foto Clube, através de seu amigo Magid Saade. Como membro da entidade cultural, teve participação efetiva, como professor do primeiro curso de fotografia, juntamente com o colega e amigo Dr. Rebouças, em convênio com a então "Universidade do Povo", idealizada pelo historiador e professor Renato Pacheco. Tornou-se inclusive vice-presidente do Dr. José de Almeida Rebouças e, depois, como presidente, deu grande incentivo à continuidade dos Salões Fotográficos, promovidos pelo Foto Clube. Foi também representante do Foto Clube local na Federação Brasileira de Fotografia e Cinema.
Como fotógrafo amador, preferiu o retrato, mas soube como ninguém criar composições extraordinárias, seja pelo equilíbrio, seja pela organização plástica e estrutural dos elementos. Em seu laboratório, instalado na própria residência, na Praia do Canto, consta ter sido feita a primeira revelação de slides do Espírito Santo.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fonte: NASCIMENTO, Gese M. L. Fotoclube do Espírito Santo. Vitória, UFES, 1997.


Nenhum comentário:

Postar um comentário