domingo, 27 de maio de 2018

WILHELM GIESEN

Nasceu na Westfália (Alemanha), em 1877. Faleceu no Tirol, província de Santa Leopoldina, no Espírito Santo, a 21 de junho de 1955. Filho de Arnaldo Giesen e Barbara Meyer Giesen. Imigrou para o Brasil, estabelecendo-se na região de Santa Leopoldina. Era farmacêutico formado, na Europa, mas, no Espírito Santo, consultava, diagnostigava e prescrevia como médico, produzindo inclusive os medicamentos que receitava. Atuou também comofotógrafo, desde os primeiros anos do século XX, deslocando-se por fazendas e povoados de toda a região de Santa Leopoldina e Domingos Martins, à procura de interessados em seus retratos, aceitava convites para fotografar eventos sociais e cerimônias religiosas. Inseria nas suas fotos um carimbo no verso: Guilherme Giesen – Pedra Preta – Santa Leopoldina – ES. Foi também comerciante na região do Tirol, no ramo de secos e molhados e padaria.

Família Giesen. Autor: Wilhelm Giesen. Data: 1920. Dimensões: 10,2x13,7 cm. Acervo: Lúcia Nagel.

Casou-se com Charlota Gerhard. Dessa união nasceram nove filhos.

As atividades do fotógrafo Guilherme Giesen tiveram continuidade através de sua filha mais velha, Martha Giesen, que aprendeu o ofício auxiliando o pai nos trabalhos de laboratório, seja revelando os filmes, seja no processamento e reprodução das imagens.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002
Fonte: Depoimento do Sr. Camilo Thomas residente no Tirol, município de Santa Leopoldina, à autora, em fevereiro de 1999.


Nenhum comentário:

Postar um comentário