domingo, 27 de maio de 2018

WALTER GARBER

O nome do fotógrafo aparece às vezes grafado W. Garbe. Viveu em Santa Leopoldina. Em 1920 ou 1922, elaborou parte das fotografias que aparecem no Álbum Estado do Espírito Santo: obra de propaganda geral, impresso nas oficinas da papelaria Vênus, Henrique Velho & Cia., no Rio de Janeiro, organizado por José Coelho, lendo-se na página 178:

W. Garber - Photographo - Santa Leopoldina. Executou para o álbum todos os trabalhos photographicos do interior, encarregado pela Secretaria da Agricultura.

Há também nessa mesma página um retrato do fotógrafo, com a idade de aproximada-mente 30 anos.

Índio botocudo caçando (integrrou o ábum 
Botocudos do Rio Doce)
Acervo Walter Garber
Data: 1920
Dimensões: 17,8x12,8 cm
Acervo: Biblioteca Central da UFES
Em 1920, elaborou uma série de fotografias de Botocudos, constando de armas, homens caçando com flechas nas matas, índios com botoques e tapa-sexo, mulheres carregando os filhos presos às costas e crianças, as quais deram origem ao álbum Botocudos do Rio Doce, "fotografados na Barra do Rio Pancas, entre Barbados e Colatina, em 1920, por Walter Garber", conforme se lê na folha de rosto da obra (1) e se observa na assinatura do autor em todas as imagens, ora na base inferior direita ora na esquerda. E, mesmo que se desconheça o motivo da elaboração desse álbum, é provável que tenha sido encomendado pelo Governo do Estado, para fazer parte de alguma exposição.

No ano seguinte, um periódico de Santa Teresa registra a passagem do fotógrafo por aquele município:

O Sr. Walter Garber, conhecido fotógrafo, tirou várias fotografias, inclusive a do salão principal do edifício do Governo Municipal. (2)

A imprensa informa sobre algumas exposições realizadas nos anos 20, pelo fotógrafo, com ênfase na paisagem:

A Secretaria da Agricultura, na sua sala de espera, tem uma bella exposição de vistas de diversos edificios publicas da capital e de varias pontos pittorescos do Estado.
Esse trabalho, que foi executado com pericia pelo sr. Walter Garber, consta de copias de paizagens (sic) espirito-santenses, que realçam com exhuberancia de côres, a pujança maravilhosa de nossa riqueza florestal. (3)

Referências à atuação do fotógrafo são encontradas também na revista Vida Capichaba, em 1926. (4)

Notas: (1) Um exemplar desse álbum, doado por Paulo Fundão, pertence ao acervo do Arquivo Público Estadual. Fotos avulsas dos índios botocudos encontram-se na coleção da Biblioteca Central da UFES.
(2) O Povo, Santa Tereza, 13 fevereiro 1921, p.2.
(3) Diário da Manhã, 4 jan. 1923, p.3.
(4) Vida Capichaba, 15 set. 1926.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fontes: O Povo, Santa Tereza.
Diário da Manhã.
Vida Capichaba.
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2. Participou da Exposição Nacional de 1908 (Catálogo da Exposição Nacional de 1908, p. 123), nº de ordem 1005). Garbe é o autor de série de fotos de índios (botocudo?) realizadas na primeira década do século XX possivelmente no Espírito Santo. O fotógrafo reunia as mencionadas fotografias em pequenos álbuns com as cópias coladas em ambos os lados dos cartões-suporte.
Coleções: Biblioteca Nacional, Lívio Spiegler.
Referência: KOSSOY, Boris. Dicionário histórico-fotográfico brasileiro: fotógrafos e ofício da fotografia no Brasil (1833-1910). São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2002.


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