domingo, 27 de maio de 2018

RICARDO TOMMASI

Nasceu em Guaçuí-ES, a 25 de abril de 1913, e faleceu no Rio de Janeiro, em 9 de outubro de 1993.
Ocupou o cargo de desenhista da Secretaria de Agricultura, Terras e Obras do Estado do Espírito Santo, no período de 1930 a 1940. Neste último ano transfere-se para o Rio de Janeiro, passando a trabalhar como desenhista-projetista e fiscal de obras do Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Empregados em Transportes e Cargas (IAPTEC), onde permaneceu até 1942.
No período de 1942 a 1979, passa a atuar como desenhista-projetista, auxiliar da Divisão de Arquitetura e Urbanismo e Chefe da Divisão de Arquitetura e Urbanismo da Companhia Siderúrgica Nacional. Entre 1979 e 1983, ocupou o cargo de Chefe da Divisão de Arquitetura e Urbanismo e dos Serviços Gerais de Topografia da CECISA, empresa subsidiária da C.S.N.
Fascinado pela fotografia desde a juventude, dedicou-se a essa arte, como amador, ainda em Vitória, atividade que teria continuidade e seria intensificada no Rio de Janeiro, onde participou de concursos e salões. Nesses certames, recebeu alguns prêmios, entre os quais o 1º lugar no Concurso de Fotografia, promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, na década de 60. Participou da Mostra Fotográfica na IX Bienal de São Paulo, em 1967. Recebe a medalha de ouro no Concurso Fotográfico, no 2º Salão Fluminense, com a obra Janela, e menção honrosa, com a foto Faina, ambas de 1970. Recebe a medalha de ouro no XI Salão Internacional de Arte Fotográfica, promovido pelo Foto Clube do Paraná, em 1970; a medalha de bronze no 4º Salão Fluminense de Arte Fotográfica, com a obra Zebu, 1972; menção honrosa no 5º Salão Fluminense de Arte Fotográfica; menção honrosa no Salão Nacional de Fotografia, promovido pela revista Foco (Rio de Janeiro); menção honrosa no Salão Nacional de Fotografia de Juiz de Fora (MG); menção honrosa no V Salão Nacional de Fotografia de Campinas (São Paulo); menção honrosa no Salão de Arte Fotográfica da Cidade de Indaial, em 1972; troféu de ouro no concurso de fotografia, promovido pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Rio de Janeiro, em 1970; troféu de bronze no Concurso de Fotografia, promovido pelo Rotary Clube de Volta Redonda (1971).
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fonte: Curriculum Vitae fornecido por familiares do fotógrafo à autora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário