domingo, 27 de maio de 2018

JOSÉ DE ALMEIDA REBOUÇAS

Nasceu em Vitória, a 27 de novembro de 1911, e faleceu na mesma cidade, no dia 29 de julho de 1979.
Profissionalmente, atuou como médico oftalmologista, em Vitória.
Formado em medicina pela Universidade do Rio de Janeiro, exerceu a profissão como oftalmologista renomado, até o fim da vida. Foi professor da Universidade Federal do Espírito Santo e da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória.
Título: In boc signo vincis.
Autor: José de Almeida Rebouças.
Data: década de 1940.
Dimensões: 29 x 21,5 cm.
Acervo: Foto Clube do Espírito Santo.
Como hobby, cultivou a arte fotográfica, pela qual revelou grande paixão, desde a juventude. Pesquisador incansável da área médica e de química óptica, transferiu esses conhecimentos para as experiências que desenvolveu em fotografia, e vice-versa, uma vez que se especializou em captar imagens do olho humano.
Foi um dos sócios fundadores do Foto Clube do Espírito Santo, tornando-se orientador dos seus membros, em razão dos profundos conhecimentos que possuía dessa arte. Ai ministrou várias aulas de "Iniciação à Arte Fotográfica", nos quais passava muito de sua experiência aos interessados em aprender a produzir imagens fotográficas com qualidade artística.
Foi eleito presidente vitalício do Foto Clube, em reconhecimento à sua administração à frente dessa entidade no período de 1948 a 1955, e pelos serviços prestados à entidade cultural. Foi membro da Comissão Artística da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema, bem como da Comissão Artística do Foto Clube local. Teve muitas de suas fotografias premiadas no Brasil e no exterior e foi reconhecido como um dos melhores técnicos brasileiros no assunto. Elegeu as paisagens capixabas como seus temas prediletos, esmerando-se nas composições e nos efeitos de luz. Foi colaborador da revista Vida Capichaba tendo várias fotografias impressas na capa do periódico, a exemplo de Velha Igreja de Guarapari (capa da edição 685, março 1949).
Referências: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
NASCIMENTO, Gese M. L do. Fotoclube do Espirito Santo. Vitória, UFES, 1997.
FontesRevista Capixaba, Vitória, (14):66-9, abril 1968.


Nenhum comentário:

Postar um comentário