domingo, 27 de maio de 2018

JOSÉ AGOSTINHO PESENTI NALIN

Nasceu em Alto Bérgamo, município de João Neiva (ES), a 23 de março de 1908. Faleceu, em Vitória, no dia 17 de maio de 1990. Era filho de Luiz Pesenti (italiano) e Ana Machado Pesenti.
Residência de família alemã (não identificada), em santa Maria de Jetibá.
Autor: José agostinho Pesenti Nalin.
Data: cerca de 1929. 
Dimensões: 13 x 18 cm. 
Acervo: Celina S. Nalin.
Aprendeu a fotografar ainda criança, com parentes italianos, profissão que exerceu até o início dos anos 40. Deslocava-se a pé, de bicicleta, a cavalo ou de trem, passando por vilas, povoados, fazendas, na região de João Neiva, registrando inúmeros aspectos do relevo, vegetação, arquitetura, festas, especialmente do vilarejo de Cavalinhos (distante 7 km do município de João Neiva) e Demétrio Ribeiro (a cerca de 3 km de João Neiva). Visitava sítios e fazendas de colonos italianos, elaborando retratos individuais elou de todos os membros da família, que eram pendurados nas paredes das salas ou colocados em álbuns. Mas muitas dessas fotografias eram enviadas aos parentes que ficaram na Itália. A medida que a clientela se tornava mais escassa, aventurava-se por localidades cada vez mais distantes, para retratar imigrantes, famílias inteiras, crianças, paisagens, vistas, edifícios, propriedades agrícolas, igrejas, festas religiosas, procissões, casamentos, aniversários. Revelava os filmes e reproduzia as fotos num laboratório instalado na sua própria casa e fazia em seguida a viagem de volta para entregar as encomendas. Por dispor de poucos recursos financeiros, nunca instalou um estúdio fotográfico, produzindo suas fotografias sempre ao ar livre, tendo como cenário a própria natureza, as plantações ou a residência dos retratados, ou improvisando um pano de fundo com colchas, caixotes, cadeiras, etc.
Tonico da Roleta (jogador conhecido em Vitória
apenas pela alcunha).
Autor: José Agostinho Pesenti Nalin.
Data: cerca de 1935.
Dimensões: 13,5 x 10 cm (diâmetro do oval);
14,5 x 10,5 cm (campo papel).
Acervo: Celina S. Nalin.
Em 1941, casa-se com Celina SepuIcri e deixa de atuar profissionalmente como fotógrafo para se estabelecer como comerciante em Vitória. No entanto, nunca abandonou a paixão pela fotografia, uma vez que continuou atuando como amador, transformando-se num dos sócios fundadores do Foto Clube do Espírito Santo, na segunda metade da década de 40. No ramo comercial, foi durante muitos anos proprietário do Hotel Rex e de um bilhar no centro de Vitória.
Referência: LOPES, Almerinda da Silva. Memória aprisionada: a visualidade fotográfica capixaba, 1850/1950. [Vitória, ES?]: EDUFES, 2002.
Fonte: Depoimento de Celina Sepulcri Nalin (viúva do fotógrafo), à autora, em Vila Velha, 15.01.99.





Família Del Caro, residente em Cavalinho. Autor: José Agostinho Pesenti Nalin. Data: 1930. Dimensões: 13 x 18 cm. Acervo: Letícia Eduarda N. Lemos.


Família Scarpatti (João Neiva). Autor: José Agostinho Pesenti Nalin. Data: cerca de 1932. Dimensões: 13 x 18 cm.
Acervo: Celina Nalin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário